TRATAMENTO CAPILAR

Tratamento clínico, laser led, intradermoterapia, carboxiterapia.

É o exame de visão que mede a pressão intra-ocular, utilizando aparelhos com métodos de sopro ou de contato.

Indispensável para o correto diagnóstico do glaucoma, é também capaz de detectar algumas neuropatias oftálmicas, alterações na retina e defeitos no campo visual provocadas por doenças neurológicas. É um exame preciso, seguro e de tecnologia moderna.

Também conhecida como topografia da córnea, é um exame que mostra as variações da curvatura da córnea, ponto a ponto, permitindo o diagnóstico de patologias da superfície da córnea, como, por exemplo, o ceratocone. Também é muito utilizado para adaptação de lentes de contato.

É um exame onde se realiza uma tomografia de coerência ótica bilateral da córnea e do restante do segmento anterior do olho, com objetivo de diagnosticar algumas patologias oculares, como por exemplo, astigmatismo, ceratocone, catarata, glaucoma, entre outras doenças dos olhos.

É um exame especial de ultrassom para avaliar os olhos e as estruturas ao redor dos olhos. O exame de ultrassom ocular permite avaliar a presença de descolamento de retina, além de medir as estruturas e ser muito útil no diagnóstico e tratamento de tumores oculares.

Utiliza ultrassom para a realização do exame, quando a opacidade da catarata impede o resultado certeiro da biometria óptica, por exemplo; Nesse caso, o olho do paciente é anestesiado por meio de colírio e a sonda do aparelho toca a córnea. Não há dor, pois o olho está anestesiado.

É um tipo de biometria, que tem a função de medir, com precisão, o comprimento axial do olho, além de fornecer outras medidas de suas estruturas internas (ceratometria, profundidade da câmara anterior e diâmetro corneano). Essas medidas são importantes para o cálculo das lentes intraoculares, implantadas principalmente em cirurgias de catarata. Este exame é indolor, não invasivo e de não contato.

É indicada para medir a espessura da córnea por meio de uma sonda de ultrassom. É direcionada para casos de glaucoma, ceratocone, cirurgia refrativa, edema de córnea e outras doenças que podem ocasionar alteração na espessura corneana.

É um exame oftalmológico realizado com oftalmoscópio indireto, que permite a análise de todas as estruturas encontradas no fundo do olho como a retina, o nervo óptico e o vítreo. Com o mapeamento, é possível diagnosticar ou avaliar a evolução de doenças sistêmicas, entre elas diabetes e hipertensão arterial.

O exame de Mapeamento de Retina também é indicado para diagnosticar doenças oculares como descolamento de retina, degenerações retinianas, doenças da mácula, tumores, oclusões vasculares, hemorragias e infecções.

É o exame de visão onde o paciente disponibiliza um dia para realizar medidas repetidas da pressão intra-ocular nas diferentes horas do dia.

O exame curva tensional diária é indicado para diagnóstico e acompanhamento do glaucoma.

É possível avaliar o movimento dos olhos através da fixação do olhar em pontos diferentes. Dessa forma, avalia-se toda a musculatura extra-ocular e identifica-se possíveis alterações. Não há necessidade de nenhum tipo de preparo ou dilatação da pupila para a realização do exame.

É o exame de fundo de olho, ou oftalmoscopia, que avalia as condições do humor vítreo (líquido do olho), da retina, dos vasos sangüíneos (veias e artérias retineanas) e do nervo óptico (responsável por levar os estímulos visuais, já convertidos em sinais elétricos, ao cérebro).

É um exame de visão que utiliza uma lente especial para o estudo do ângulo da câmara anterior do olho, onde é realizada a drenagem do humor aquoso (líquido que preenche a câmara anterior).

A indicação do exame Gonioscopia é fundamental para o diagnóstico e tratamento do glaucoma.

É um exame que ajuda a detectar condições oculares de forma precoce, como por exemplo degeneração macular relacionada à idade, retinopatia diabética e glaucoma.

É um método de exame não-invasivo que permite a avaliação de detalhes microscópicos da câmara anterior do globo ocular.

É indicada para o acompanhamento de pacientes com retinopatia diabética, alterações na retina por hipertensão arterial, alterações da mácula (DMRI), tumores oculares e trombose. O exame avalia o fluxo dos vasos da retina através de fotografias do fundo do olho, capturadas por máquina digital.

Este exame consiste na fotografia colorida do nervo óptico ou papila em 3D. Sua principal função é permitir a comparação objetiva da evolução de escavação de disco óptico. A Estereofoto de papila é indicada para acompanhamento e diagnóstico de glaucoma e doenças do nervo óptico.

Tem a função de avaliar as estruturas do segmento anterior (córnea, íris, cristalino) e o fundo de olho (nervo óptico e retina central), através de um biomicroscópio, mais conhecido como lâmpada de fenda. A Biomicroscopia de fundo é indicada para avaliar e acompanhar diversas doenças oculares.

É um teste utilizado na oftalmologia, Optometria e Contatologia para determinar se um olho produz quantidade suficiente de lágrima para mantê-lo lubrificado. O teste é usado quando o paciente apresenta olhos muitos secos ou lubrificação muito intensa dos olhos.

É o exame que avalia a capacidade de diferenciar as tonalidades das cores, pode se modificar no aparecimento de algumas doenças oculares. A quantificação desta capacidade auxilia no diagnóstico de alterações visuais.

É um exame que avalia a capacidade da visão de perceber a forma e o contorno dos objetos. Este exame consiste em ler linhas de letras cujo tamanho vai diminuindo e as quais estão penduradas a uma distância padronizada da pessoa a ser testada.

É um exame de visão que permite realizar a contagem do número de células endoteliais da córnea e analisar o aspecto das mesmas, identificando qualquer degeneração ou atrofia do tecido.

Envolve um exame oftalmológico completo com indicação, prescrição, adaptação e controle dessa lente no olho do usuário. Nem todas as pessoas podem usar lentes de contato, sendo necessário que o médico oftalmologista identifique o grau e curvatura da lente a ser adaptada, bem como o melhor tipo de lente a ser usado por cada paciente.

É um exame de imagem que fotografa as áreas do fundo do olho, como a retina, a coróide, o nervo óptico e os vasos sanguíneos. Consiste na fotografia do fundo do olho. O exame permite a documentação de alterações na retina e no nervo óptico, fundamental no acompanhamento de doenças progressivas.

É uma técnica cirúrgica que visa tratar a opacificação da cápsula posterior do cristalino com segurança, eficácia e sem dor.

É um procedimento oftalmológico que consiste em fazer um pequeno furo na periferia da iris com laser yag. Por este motivo é também conhecida como iridotomia periférica. Este tipo de cirurgia é efetuado quando o ângulo irido corneano é estreito. Este procedimento é, habitualmente, efetuado quando a pupila se encontra bloqueada como acontece nos olhos com lentes de câmara anterior ou na seclusão pupilar (aderência da pupila ao cristalino) no caso das uveítes. A iridotomia é também efetuada no tratamento do glaucoma.

É um procedimento oftalmológico realizado de maneira rotineira no consultório, que tem como finalidade o tratamento de diversas doenças dos olhos, sobretudo doenças vasculares, com objetivo principal de preservar a visão e impedir a progressão dessas doenças. O tratamento consiste na aplicação de feixes de laser na região afetada visando a micro cauterização necessária para restabelecer a fixação da estrutura danificada pela doença a qual o paciente foi acometida.

O feixe de luz direcionado permite que o medico especilista em fundo de olho (retinólogo) consiga aplicar o laser exatamente onde se faz necessário obtendo assim maior eficiência no resultado final.

Tonometria

Fundoscopia Sob Midríase

Biometria Ultrassônica

Avaliação de Vias Lacrimais (Teste de Schirmer)